Educação realiza Mutirão de Desinfecção nas escolas municipais
24/01/2022

Com o retorno das aulas presenciais, marcado para acontecer no próximo dia 07 de fevereiro, a Secretaria Municipal de Educação está realizando desde a semana passada, o Mutirão de Desinfecção nas escolas da Rede Municipal de Ensino. A ação tem o objetivo de remover ou eliminar microrganismos presentes em superfícies.

As escolas Aparício do Couto Moreira e Educandário Cristo Rei já foram contempladas com o Mutirão. Até o fim desta semana, cinco escolas da rede vão passar pelo mesmo processo. A intenção é que até a data de início das aulas presenciais todas as escolas estejam prontas para receber alunos e professores: limpas, seguras e totalmente adequadas ao protocolo de biossegurança construído pela SMEC.

O Retorno das atividades presenciais

Diante do aumento do número de casos da COVID-19 e do surto de síndrome gripal, a Secretaria Municipal de Educação tem realizado discussões com o Comitê Municipal de Crise e com o Conselho Municipal de Educação, a fim de se estabelecer como que as aulas presenciais na Rede Municipal de Ensino devem retornar.

Marcado para acontecer no dia 07 de fevereiro, há a possibilidade de que o retorno ocorra de maneira gradual e em fases, conforme prevê o protocolo sanitário de enfrentamento à COVID-19. Deste modo, inicialmente, as aulas presenciais voltarão apenas para as turmas do 9º e 8º ano. Duas semanas depois, o retorno ocorrerá para os alunos do 7º ao 5º ano e, logo depois, para os estudantes matriculados nas turmas do 4º e 3º ano. Por último, as escolas irão receber os alunos da Educação Infantil e da Educação Especial.

De acordo com a secretaria de Educação, Mailza Soares, essa proposta visa garantir a segurança da comunidade estudantil e, além disso, permitir que um maior número de crianças com idade entre 05 e 11 anos sejam vacinadas.

A Secretaria de Educação enfatiza que as turmas que não retornarão presencialmente, continuarão realizando as atividades curriculares de forma especial.

Autor: ASCOM/PMI