Meio Ambiente
ITAMBÉ REFORÇA COMPROMISSO COM INICIATIVAS AMBIENTAIS E REALIZA COM SUCESSO PROGRAMAÇÃO ALUSIVA AO DIA DO MEIO AMBIENTE
06/06/2019

Com o objetivo de celebrar o Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado em 05 junho, reforçando a conscientização da sociedade, a Prefeitura de Itambé, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Agricultura e Pecuária (SMMAP), promoveu na última terça-feira (05) uma ampla programação no município.

Realizado em parceria com a Embasa, Secretaria de Educação, através da Coordenação Pedagógica de Ciências e Exatas, e a ONG Reflorestar e Renascer, o encontro aconteceu no CSU e reuniu representantes do poder público, comunidade, empresas, contando com uma grande participação de estudantes e professores.

Estava presente o prefeito Eduardo Gama, o vereador Eildo Pereira (Chau), o secretário de Meio Ambiente Marcos Santos, a secretária de Educação Alecciene Gusmão, a secretária de Saúde Norma Gama, a secretária de Assistência Social Letícia Chiachio, a gerente local da Embasa Aline Oliveira, o coordenador pedagógico Josemar Mendes, a secretária Executiva da ONG Reflorestar e Renascer Miriam Lima, o engenheiro ambiental Leôncio Costa, a técnica de Meio Ambiente da Embasa Deyse Rocha, o representante da Empresa Ouro Campo Evânio Luís, entre outros participantes.

Todos foram unânimes ao reforçar a importância da reflexão e de colocar em prática ações sustentáveis para proteger o planeta. Na oportunidade, o prefeito Eduardo Gama classificou o momento como de extrema importância para estimular o debate sobre Educação Ambiental e dar visibilidade às iniciativas que a Prefeitura tem abraçado. “É essencial propor esta reflexão junto aos jovens, uma vez que as novas gerações têm papel fundamental nesse processo de conservação e mudanças de hábitos”, destacou o prefeito.

Durante as palestras, um dos temas abordados foi “Poluição das águas”, apresentado pela técnica da Embasa Dayse Rocha. Em seguida, o engenheiro ambiental, Leôncio Costa explanou sobre as ações que vêm sendo realizadas pela Secretaria de Meio Ambiente. A terceira palestra foi apresentada pela secretária executiva do ONG Reflorestar e Renascer, Miriam Lima, que falou sobre a atuação da instituição e aproveitou para reforçar a necessidade da prática de ações sustentáveis.

Além de palestras, o encontro contou com a apresentação do grupo Dance Star, exposições e a premiação das melhores redações do Projeto da Smec “Semana Nacional do Meio Ambiente”. Uma oportunidade para incentivar a prática da escrita e trabalhar a consciência ambiental junto a crianças e adolescentes.

A premiação foi oferecida por três empresas parceiras do Município: Ouro Campo, Milaneze Granitos e Mineração Cristal. Foram seis estudantes premiados: Raissa Brito (Escola Batista Shalon), João Henrique das Neves (Escola Felipe José de Catolezinho), Ludmila Alves (Escola Batista Sinai), Laysa Brito (Escola Aparício do C. Moreira), Keury de Moraes (Escola Maria Nilza de São J. do Colônia) e Kaline Costa (Educandário Cristo Rei). Cada aluno recebeu um incentivo no valor de R$ 200,00.

Finalizando a programação, os estudantes vencedores, juntamente com a equipe da Secretaria de Meio Ambiente e convidados, realizaram o plantio de mudas de árvores no entorno do CSU e ao lado da Embasa.

“O nosso objetivo é realizar ações que promovam a preservação ambiental, unindo os três pilares da sustentabilidade: o social, o ambiental e o econômico. O prefeito Eduardo Gama tem abraçado essa causa e a Prefeitura vem realizando um grande trabalho focado na educação ambiental e com intervenções que incentivem a população a colaborar com os cuidados da cidade. Sabemos que agindo agora, estamos cuidando do futuro”, finalizou o secretário de Meio Ambiente, Marcos Santos.

Ascom/PMI