Manual de navegação logo

Manual de navegação

Acessibilidade logo

Acessibilidade

Fale conoscobat-papo

Fale conosco

  • *Campos obrigatórios
  • Ao iniciar um contato, você concorda com a Política de privacidade

  • ...Ou se preferir

  • Ligue para nós

    (77) 3432-1112

  • E-mail

    prefeitura@itambe.ba.gov.br

  • Ou seja atendido presencialmente

    Segunda a sexta-feira, das 08h às 12h e das 14h às 18h.

    Praça Osório Ferraz, Nº 01 - Centro

  • Outros meios de contato

Em conformidade com:

Secretaria de Educação
MOTIVAÇÃO E CRIATIVIDADE: 1ª MOSTRA CULTURAL “MINHA ESCOLA LÊ” ENCANTA DISTRITO DE SÃO JOSÉ DO COLÔNIA
04/11/2019

“Quem escreve um livro constrói um castelo. Quem o lê, mora nele”. Uma das famosas frases do escritor brasileiro Monteiro Lobato reflete o mundo fascinante da literatura e traduz a importância de incentivar as crianças ao exercício da leitura.

 

E, para ampliar essa prática entre os alunos do distrito de São José do Colônia, a Secretaria Municipal de Educação, através da Escola Norma Oliveira, realizou na última sexta-feira (1), a 1ª Mostra Cultural “Minha escola lê”, em culminância ao Projeto de Leitura desenvolvido pela unidade de ensino durante esse ano.

 

O encontro aconteceu em praça pública reunindo professores, coordenadores pedagógicos, estudantes e a comunidade em geral. Um momento encantador, onde as crianças, caracterizadas por diversos personagens da literatura infantil, deram um espetáculo de criatividade, motivação e disciplina.

 

O Projeto de Leitura foi iniciado no mês de maio, quando os pais dos alunos foram envolvidos em um café literário e assistiram uma palestra sobre a importância da leitura. No mês de junho, o projeto seguiu com a criação do Cantinho da Leitura. Na oportunidade, os alunos levaram para casa a sacolinha viajante, contendo um livro e uma atividade relacionada ao livro.

 

“Sempre com ajuda de um adulto, eles faziam a leitura em casa e, ao chegar na escola, reuniam os alunos da turma no Cantinho da Leitura para que fosse contada ou reproduzida a história do livro”, explicou a coordenadora pedagógica Clélia Mendes.

 

Para secretária de Educação Alecciene Gusmão, o hábito da leitura deve ser estimulado ainda na infância para que o indivíduo aprenda desde pequeno que ler é algo importante e, acima de tudo, prazeroso. “Uma leitura realizada com prazer desenvolve a imaginação, a escuta atenta e a linguagem.  E, o Projeto de Leitura e a Mostra Cultural vieram fortalecer o nosso compromisso junto aos alunos. Estamos muito felizes com o resultado”, afirmou a secretária.

 

Considerado um grande sucesso, o Projeto de Leitura foi elaborado pela coordenadora Gioleides e colocado em prática pelos professores e demais funcionários da Escola Norma Oliveira, tendo também o envolvimento da diretora Sueli Rocha.

 

 

 

 

Ascom/PMI

 



Autor: