Manual de navegação logo

Manual de navegação

Acessibilidade logo

Acessibilidade

Fale conoscobat-papo

Fale conosco

  • *Campos obrigatórios
  • Ao iniciar um contato, você concorda com a Política de privacidade

  • ...Ou se preferir

  • Ligue para nós

    (77) 3432-1112

  • E-mail

    prefeitura@itambe.ba.gov.br

  • Ou seja atendido presencialmente

    Segunda a sexta-feira, das 08h às 12h e das 14h às 18h.

    Praça Osório Ferraz, Nº 01 - Centro

  • Outros meios de contato

Em conformidade com:

Secretaria de Assistência Social
UNIDADES DO CRAS DE ITAMBÉ OFERECEM À POPULAÇÃO ACESSO A BENEFÍCIOS, PROGRAMAS E POLÍTICAS PÚBLICAS
23/11/2018

O Centro de Referência de Assistência Social, popularmente conhecido como Cras, é uma das principais unidades do Sistema Único de Assistência Social (Suas). Nele, a população tem acesso a benefícios, programas, políticas públicas e direitos previstos na Constituição Federal.

 

Em Itambé, a Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Assistência Social, disponibiliza três unidades na sede: o Cras Felipe Achy, Cras Hildete Brito e Cras Sidney Pereira de Almeida. Existem também duas equipes volantes que dão suporte à zona rural e distritos, além do Centro Integrado de Assistência Social no distrito de Catolezinho.  

 

Esses equipamentos são o ponto de partida para participar de programas como, por exemplo, o Bolsa Família. As unidades oferecem ainda o Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (Paif), iniciativa que engloba ações como atendimentos às famílias, visitas domiciliares, orientações e encaminhamento a outros serviços do Governo Federal, como os de saúde e educação.

 

Nos centros, por meio do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), os cidadãos podem participar de atividades artísticas, culturais, de lazer e esportivas, de acordo com a faixa etária.

 

Conforme a coordenadora de Proteção Social Básica do Município, Semírames Gusmão (Bia), o trabalho no Cras previne a ruptura dos laços familiares. “O objetivo é que esse espaço atenda às demandas familiares, especialmente de pessoas em situação de vulnerabilidade, e que também faça um trabalho de fortalecimento da convivência dessas famílias com a comunidade”, explicou.

 

As equipes também atuam junto à comunidade para enfrentar problemas como a falta de acessibilidade para pessoas com deficiência, violência, trabalho infantil e acesso ao mercado de trabalho.

 

 

ASCOM/PMI



Autor: