Secretaria de Assistência Social
Assistência Social de Itambé lança o ID Jovem e reforça a garantia de direitos à juventude
16/11/2017

A Prefeitura de Itambé, através da Secretaria de Assistência Social, dá mais um passo importante em prol da juventude itambeense. Na manhã desta quinta-feira (16) foi lançado oficialmente no município o Programa ID Jovem, uma nova ferramenta que vai oferecer aos jovens inúmeros benefícios, entre eles, meia-entrada em eventos culturais e esportivos, além de vagas gratuitas ou com descontos em transportes coletivos e viagens interestaduais.

O lançamento aconteceu no Colégio Estadual Polivalente de Itambé e no Educandário Cristo Rei. A equipe da Secretaria esteve ao lado dos estudantes para explicar todo o funcionamento do Programa. A explanação ficou por conta da Assistente Social Adriana Fernandes.

Na próxima segunda-feira (20), será a vez dos alunos do Centro Educacional Gilberto Viana (CEGV) e da Escola Municipal Aparício do Couto Moreira conhecerem todos os benefícios que poderão ser acessados a partir de agora.

De acordo com a secretária de Assistência Social, Norma Gama, a visita às escolas é uma forma de divulgar com mais agilidade tudo o que o programa oferece e esclarecer as dúvidas do púbico beneficiado. “Os estudantes serão multiplicadores de informações sobre os benefícios do programa”, disse a secretária, acrescentando: “É uma ferramenta que a juventude terá na palma da mão para garantir os seus direitos”.

Conforme o prefeito Eduardo Gama, a Identidade Jovem é um documento digital criado pelo Governo Federal, integrado ao Estatuto da Juventude, com o objetivo de beneficiar jovens de baixa renda. “Com mais essa ação em prática, reafirmamos o nosso compromisso com a juventude itambeense e estaremos sempre disponíveis a buscar outros serviços que tragam novas perspectivas para a nossa comunidade”, ressaltou o prefeito.

O ID Jovem é destinado a pessoas com idade entre 15 e 29 anos. O primeiro passo para quem deseja utilizar o benefício é estar inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (Cadúnico). Através do cadastro, os dados do jovem serão analisados pelo programa, e caso seja aprovado, será gerado um número de NIS que poderá ser usado, posteriormente, para gerar sua ID Jovem.