Saneamento Básico
AUDIÊNCIA PÚBLICA: PREFEITURA E EMBASA VÃO CELEBRAR CONTRATO PARA CONSTRUIR MINIBARRAGEM E REDE DE ESGOTO DO JD. VITÓRIA
18/05/2019

Prefeitura de Itambé, Embasa e sociedade civil reunidas com um único propósito: discutir soluções para questões relacionadas ao abastecimento de água e esgotamento sanitário no município.

Esse foi o objetivo da Audiência Pública realizada na última sexta-feira (17), na Câmara Municipal, onde foi apresentada a Minuta de Contrato de Programa que será celebrado entre a Prefeitura de Itambé e a Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa).

Com a participação efetiva da comunidade, a Audiência definiu que, na primeira etapa dos serviços, que já serão iniciados em 2019, os investimentos vão contemplar a construção da rede de esgotamento sanitário do Bairro Jardim Vitória, como também a construção de uma minibarragem na sede do Município.

Na abertura do encontro, o prefeito Eduardo Gama expôs o objetivo da audiência e reforçou a importância da participação popular nas decisões. Após as palavras do gestor, as demais autoridades acrescentaram as necessidades de investimentos em saneamento básico para melhorar a qualidade de vida da população, ponto bastante frisado pela secretária de Saúde Norma Gama.

Seguindo a programação, o engenheiro ambiental do Município, Carlos Leôncio Costa, expôs o compromisso da Prefeitura com a construção do Plano Municipal de Saneamento Básico e, logo em seguida, o Engenheiro da Embasa, Sérgio Mendes, e o Gerente Regional da Unidade de Vitória da Conquista, Joselito Pires, apresentaram a Minuta do Contrato de Prestação de Serviços, com todas as suas especificações.

O ponto alto das discussões foi a participação dos cidadãos que tiraram suas dúvidas e apresentaram sugestões que culminaram na definição dos primeiros investimentos que o município estará recebendo.

Para o prefeito Eduardo Gama, o momento foi oportuno para a comunidade apresentar suas demandas e a Embasa, por sua vez, garantir um saneamento público com metas de qualidade e universalização do serviço construído junto com a sociedade.

“A participação social e a transparência de todo processo nos deu o respaldo que precisamos para seguir com os novos investimentos que vão beneficiar o Jardim Vitória e construção da minibarragem. Há anos atrás, muitos projetos ficaram pelo meio do caminho, mas a nossa gestão está dando um novo rumo. Nosso objetivo é avançar, dando um passo de cada vez”, pontuou o prefeito, informando que já no início da próxima semana, terá uma audiência com representantes da Embasa, em Salvador, para efetivação desta contratualização.

Além do prefeito municipal e dos representantes regionais da Embasa; participaram da audiência: a gerente local da Embasa, Aline Oliveira; as técnicas Rejane Botelho e Maísa Neves; o superintendente de Políticas e Planejamento Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente do Estado, Claudemir Nonato; os vereadores Aju Moreira, Carlos Andrade, Chau Pereira, Rodrigo Alves, Ceçula Abreu e Bruno Lopes; o secretário de Meio Ambiente Marcos Santos; a Secretária de Saúde Norma Gama; entre outros representantes do Governo Municipal e toda equipe responsável pela construção do Plano Municipal de Saneamento Básico.

Ascom/PMI