Secretaria de Assistência Social
CONSCIENTIZAR PARA PROTEGER: ASSISTÊNCIA SOCIAL DE ITAMBÉ REFORÇA A LUTA CONTRA O TRABALHO INFANTIL
17/07/2018

Com o objetivo de chamar a atenção da sociedade para fortalecer o combate ao trabalho infantil no município, a Prefeitura de Itambé, através da Secretaria Municipal de Assistência Social, promoveu no último sábado (14) uma grande mobilização na feira livre da Praça San Filli.

A ação contou com a presença da secretária de Assistência Social, Letícia Chiachio; da subsecretária, Nágila Mattos; da coordenadora da PSE, Jislane Brito; da Coordenadora da PSB, Semirames Gusmão (Bia); da técnica de Referência do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI), Janice Borges; da Coordenadora da Vigilância Socioassistencial, Carla Oliveira; da coordenadora do CREAS, Eleni Brito; além de toda equipe da Secretaria de Assistência Social, Programas, Projetos e Equipamentos Sociais.

Conforme a coordenadora da PSE Jislane Brito, a iniciativa teve a intenção não apenas de conscientizar a comunidade para alcançar o comprometimento de todos, como também de promover um momento de lazer e diversão para as crianças que acompanhavam seus pais durante a feira.

Além de panfletagem e mensagens que explicavam a prática do trabalho infantil como violação de direito, a programação contou com brincadeiras lúdicas e demonstrações de aula de Jiu-jitsu que tiveram o objetivo de divulgar a importância da prática do esporte para promover o desenvolvimento da criança e do adolescente.

Na oportunidade, a equipe da Assistência Social realizou o cadastro de crianças em situação de trabalho infantil a fim inseri-las em ações socioeducativas, como por exemplo o “Sábado em Ação”, um novo projeto que vai oferecer semanalmente várias atividades recreativas e esportivas, onde os participantes terão acesso a aulas de Jiu-jitsu, entre outras atividades.

De acordo com a secretária de Assistência Social, Letícia Chiachio, as ações em combate ao trabalho infantil serão contínuas e intensificadas nos próximos dias através de palestras nas escolas e visitas a instituições e comércio. “Ações preventivas e de enfrentamento, com envolvimento de toda rede de proteção, serão de fundamental importância para a mudança de condutas que violam direitos e para quebrar mitos e paradigmas sobre o trabalho infantil”, afirmou a secretária.

Para desenvolver as ações propostas, o Município conta com a atuação conjunta da Proteção Social Especial, por meio do CREAS; da Proteção Social Básica, através das unidades do CRAS; do Programa Bolsa Família que faz as notificações e acompanhamento das famílias; além do apoio da Coordenação de Vigilância Socioassistencial.

A secretária de Assistência Social avaliou a ação realizada na feira como um grande sucesso: “Tivemos um grande êxito na programação, com o suporte de toda nossa equipe que sempre tem demonstrado compromisso e dedicação. Tenho certeza que Itambé vai abraçar conosco mais essa causa em prol da garantia dos direitos das nossas crianças”, ressaltou a secretária.