Secretaria de Assistência Social
Equipes Volantes da Assistência Social reforçam atendimento na Zona Rural de Itambé
27/03/2018

Priorizando um atendimento de qualidade às famílias e o respeito a cada cidadão, a Prefeitura de Itambé, por meio da Secretaria de Assistência Social, vem realizando mais um trabalho de excelência através das equipes volantes dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS). Após a retomada dos trabalhos em 2018, o atendimento aos moradores da zona rural tem sido reforçado.

De acordo com a Secretaria de Assistência Social, o objetivo da iniciativa é prestar diversos serviços aos moradores que residem nas localidades mais distantes. Cada equipe é composta por um assistente social, um psicólogo e dois orientadores sociais, e ainda conta com o importante apoio dos agentes comunitários de saúde de todas as localidades visitadas.

Para desenvolver os trabalhos em Itambé, a Secretaria de Assistência Social conta com duas equipes volantes que percorrem os quatro cantos do município, uma do CRAS Felipe Achy e a outra do CRAS Sidney Pereira de Almeida. Essas equipes são responsáveis por fazer a busca ativa das famílias, desenvolver o Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF) e demais serviços de Proteção Social Básica.

Além disso, conforme a coordenação da Proteção Social Básica (PSB), a ação é responsável por apoiar a inclusão ou atualização cadastral das famílias no Cadastro Único; realizar encaminhamentos necessários para acesso à renda, como programa Bolsa Família; além de oferecer diversos serviços que estão incluídos na politica pública de Assistência Social.

Sem medir esforços para incentivar a ampliação do atendimento socioassistencial nas regiões mais distantes, o prefeito municipal Eduardo Gama avalia a iniciativa como um trabalho essencial pautado no respeito ao próximo e na humanização do atendimento, o que vem fazendo diferença na vida das famílias assistidas. “Com responsabilidade e dedicação, as equipes volantes do CRAS também vêm escrevendo, com sucesso, mais um capítulo da nova história da Assistência Social de Itambé”, afirmou.