Secretaria de Educação
ITAMBÉ AVANÇA NA EDUCAÇÃO ESPECIAL E REALIZA 1º ENCONTRO DE FORMAÇÃO DE MEDIADORES ESCOLARES
04/06/2019

Abordando o tema “Autismo: conhecer para incluir”, a Secretaria Municipal de Educação (Smec), através da Coordenação Pedagógica de Educação Especial, realizou nesta terça-feira (04) o 1º Encontro de Formação de Mediadores Escolares.

A programação aconteceu na Escola Municipal Aparício do Couto Moreira e teve como objetivo apresentar os aspectos relevantes da mediação escolar na inclusão educacional de uma criança com transtorno do espectro autista.

O encontro contou com a participação da Secretaria de Educação, Alecciene Gusmão; da Coordenadora de Educação Especial Marbely Mendes; da psicóloga Carolina Mota Ferreira, palestrante do evento; da coordenadora da Proteção Social Básica, Semírames Gusmão; além de profissionais da Educação Municipal.

Conforme Marbelly, o mediador desempenha um papel fundamental na rotina escolar, uma vez que busca estimular o interesse da criança às situações sociais, ensinando como participar, compartilhar e interagir com o grupo, facilitando a compreensão do conteúdo pedagógico.

“Um dos passos mais importantes na educação inclusiva é o Processo de Mediação Escolar que deve ser construído de forma realista para que haja evolução da criança no processo de ensino-aprendizagem. A parceria entre mediador e escola favorece o estabelecimento de metas e possibilita avaliar a criança de acordo com suas próprias conquistas”, destacou a coordenadora.

Ascom/PMI