Secretaria de Assistência Social
Itambé lança o Programa Criança Feliz: um acompanhamento que fará diferença para a vida toda.
10/11/2017

Com o objetivo de promover o desenvolvimento infantil integral com o fortalecimento dos laços familiares, a Prefeitura de Itambé aderiu ao Programa Criança Feliz – Primeira Infância no SUAS, do Governo Federal. E, na última quinta-feira (09), a Secretaria Municipal de Assistência Social realizou o lançamento oficial do Programa no município.

O evento aconteceu no auditório do Centro Social Urbano (CSU), reunindo autoridades, equipe responsável pelo Programa, famílias beneficiadas e representantes da comunidade.

Entre os participantes estavam o prefeito Eduardo Gama; os vereadores Sivaldo de Abreu (Ceçula), Rodrigo Alves (Xirrit), Janevaes Moreira (Aju) e Paulo Rucas; a secretária de Assistência Social, Norma Gama, a secretária de Saúde, Arianna Lopes; a secretária de Educação, Alecciene Gusmão;  coordenadora do Programa Criança Feliz, Semírames (Bia) Gusmão; o coordenador de Cultura, Heliodório (Dorinho) Almeida; entre outros participantes.

Durante a cerimônia de lançamento, as autoridades foram unânimes ao destacar a importância da nova iniciativa dentro do contexto socioeducativo para o desenvolvimento da criança nos primeiros anos de vida. Conforme a secretária, Norma Gama, além de promover o desenvolvimento integral infantil, a ação vai fortalecer o vínculo afetivo e o papel das famílias no cuidado, na proteção e na educação das crianças; além de facilitar o acesso das famílias às políticas e aos serviços públicos.

A secretária aproveitou a oportunidade para explicar que, por meio de visitas domiciliares, que serão feitas constantemente às 150 famílias assistidas, a equipe do Criança Feliz fará todo acompanhamento necessário. “A troca com as famílias será rica e constante. Assim, nossas crianças vão crescer vitoriosas e teremos êxito na constante busca pelo desenvolvimento social”, ressaltou Norma.

Reafirmando o compromisso com o público atendido pela Assistência Social, durante o evento o prefeito Eduardo Gama destacou que a nova ferramenta vai oportunizar ás crianças o acompanhamento necessário que fará diferença para a vida toda. “Crianças bem estimuladas crescem mais preparadas para a escola, serão adultos mais confiantes e com mais chances de vencer os desafios da vida”, destacou o prefeito.

Durante a programação, a equipe do Criança Feliz, que vai colocar em prática as ações do programa no município, foi apresentada ao público. Além da Coordenadora Semírames Gusmão, a equipe conta com a supervisora Adriana Fernandes, e os visitadores Breno Oliveira, Sand Cordeiro e Vitória Brandão, que na oportunidade receberam seus certificados. Todos trabalharão com afinco para garantir atenção integral às famílias a partir da articulação da rede de proteção social, englobando os campos da assistência social, saúde, cultura, educação, justiça e direitos humanos.

Ainda na programação de lançamento do Criança Feliz, os convidados assistiram uma apresentação cultural e, para encerrar, foram realizadas oficinas e brincadeiras com as crianças, com participação da personagem infantil Biloca.