Estado de Emergência
Prefeitura Itambé apoia vistoria em imóveis atingidos pelas chuvas para recebimento de benefícios do Governo do Estado
13/01/2022

A Prefeitura Municipal de Itambé apoia o serviço de validação dos cadastros das famílias em situação de vulnerabilidade que residem nas áreas atingidas pelas fortes chuvas no município. Desde o dia 25 de dezembro, momentos após a enchente, equipes da Secretaria Municipal de Assistência Social e Defesa Civil Municipal realizam trabalho de cadastramento.

O serviço de validação dos cadastros está sendo vistoriado in-loco desde a última quarta-feira, 12, por equipes da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS), Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBMBA) e Superintendência de Proteção e Defesa Civil do Estado (Sudec), por meio da Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder). Entre os itens que serão doados estão fogões e geladeiras, considerados essenciais, além de colchões e botijões de gás. O cadastramento, que está na fase inicial, já tem mais de 170 famílias das principais áreas atingidas do município.

A iniciativa obedece à Lei nº 14.390, aprovada pela Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) e sancionada em 14 de dezembro de 2021. A Sudec tem a prerrogativa de emissão de documento comprovando que os eletrodomésticos acima citados foram destruídos e levados pelas enchentes. Além disso, as famílias atingidas pela enchente enquadradas no perfil para recebimento dos fogões e geladeiras precisam estar escritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico).