Secretaria Municipal de Saúde
Secretaria de Saúde já iniciou nas escolas a Campanha de Combate à Hanseníase e Verminoses
18/04/2018

A Campanha contra Hanseníase e Verminoses do Ministério da Saúde está acontecendo nas escolas de todo o país. Em Itambé, Secretaria Municipal de Saúde, através da Vigilância Epidemiológica, já está entregando aos alunos, entre 05 e 14 anos de idade, o formulário da Campanha que deverá ser preenchido pelos pais ou o responsável e, em seguida, devolvido à escola.

De acordo com a diretora da Vigilância Epidemiológica, Ercélia Batista, a assinatura dos pais nesse formulário estará autorizando, ou não, a administração do medicamento contra a verminose na criança ou adolescente.

A campanha é uma estratégia utilizada para a redução de casos ou dos efeitos que esses agravos podem trazer para a saúde de crianças e adolescentes em fase escolar. O objetivo é realizar a busca ativa de casos novos de hanseníase e o tratamento coletivo para as verminoses.

“As ações acontecem nas escolas e nas Unidades de Saúde de todo o município. Dentro da ação, vamos promover a mobilização e a orientação de professores, estudantes, pais ou responsáveis sobre o controle e a prevenção às doenças”, informou Ercélia.

A diretora da Vigilância Epidemiológica explica que a hanseníase é uma doença infecciosa crônica e a detecção precoce é essencial para reduzir os riscos de transmissão, além de permitir o início imediato do tratamento para evitar as sequelas físicas que a doença possa ocasionar.

Em relação doenças parasitárias intestinais (verminoses), a diretora informa que a estratégia da campanha consiste no tratamento coletivo no ambiente escolar, com a administração do medicamento em dose única aos estudantes.