Gabinete
Prefeito de Itambé participa de encontro com Comitiva da União Europeia e discute Pacto pelo Clima e Energia
19/10/2017

O prefeito municipal de Itambé Eduardo Gama e outros gestores baianos estiveram, na manhã desta quinta-feira (19), em uma reunião com membros da União Europeia (UE). O encontro aconteceu na sede da União dos Municípios da Bahia (UPB), em Salvador, e teve como objetivo buscar parcerias para implementação do Pacto Global de Prefeitos para o Clima e Energia.

O encontro foi restrito à participação de apenas 17 prefeitos, todos eles presidentes de Consórcios. Entre os quais, o prefeito Eduardo Gama, que estava representando o Consórcio Intermunicipal Vale do Rio Pardo (Civarp) e seus municípios consorciados.

Entre os assuntos abordados esteve o investimento em economia verde e sustentável, além de Saneamento Básico e outras questões ambientais. De acordo com o prefeito de Itambé, a intenção do encontro foi divulgar o pacto e trabalhar a cooperação internacional visando à melhoria do ambiente urbano, da saúde da população, dos resíduos sólidos e na transição da matriz energética, com energias limpas e renováveis.

Liderando a comitiva de embaixadores, cônsules e representantes de 17 países europeus, o embaixador da União Europeia no Brasil, João Gomes Cravinho, destacou que a ideia é aprofundar os compromissos do pacto. “Embora o acordo de Paris seja assinado por representantes de governos do mundo, a implementação é feita por prefeitos e pelo setor privado”. Segundo o embaixador, “não é possível governar as cidades sem ter em conta seus impactos globais”.

O Pacto Global de Prefeitos pelo Clima e Energia é a maior união de prefeitos e líderes locais do mundo comprometida com a ação climática. O acordo permite maior colaboração entre cidades, preenchendo lacunas e construindo conexões, além de aumentar a oferta de financiamento para ações locais de sustentabilidade.