Saúde
Ação realizada em Catolezinho fortaleceu a Campanha de Combate ao Câncer de Próstata
27/11/2017

Como parte da programação de conscientização da Campanha Novembro Azul, em combate ao câncer de próstata e promoção à saúde do homem, a Prefeitura de Itambé, através da Secretaria Municipal de Saúde, promoveu uma programação especial no distrito de Catolezinho na última semana.

A ação aconteceu na Unidade Básica de Saúde José Rucas Achy e contou com o apoio de todos os profissionais. Na oportunidade, foram realizadas palestras educativas e coleta de exames PSA para detecção da doença. De acordo com os organizadores, durante a mobilização foram atendidos 52 homens no total.

Sempre preocupada em fortalecer a ações de promoção à Saúde no município, a Secretária de Saúde, Arianna Santana Lopes, avaliou a iniciativa em Catolezinho como bastante positiva e informou que nos próximos dias será a vez do distrito de São José do Colônia.

“Buscamos intensificar durante todo este mês de novembro a campanha contra o câncer de próstata com ações nas unidades de saúde. Além dos serviços de rotina, oferecemos palestras para a população. Estamos felizes com a participação do público masculino e nossa próxima parada será em São José do Colônia”, informou.

Para o prefeito municipal, Eduardo Gama, levar os serviços até a população através de iniciativas como essa, é de suma importância. “O objetivo da campanha é sensibilizar a população masculina sobre a necessidade de realizar exames e consultas periódicas. Parabéns a Secretaria de Saúde pela iniciativa e a todos os profissionais envolvidos”, destacou.

Conforme os dados do Ministério da Saúde, o câncer de próstata é o sexto tipo mais comum no mundo e o de maior incidência nos homens. Cerca de três quartos dos casos ocorrem em homens com mais de 65 anos e, quando diagnosticado e tratado no início, tem os riscos de mortalidade bastante reduzidos.