Saúde
Ações simples podem acabar com os focos do mosquito Aedes. Precisamos de todos nessa luta. Faça a sua parte!
16/02/2018

A Prefeitura Municipal de Itambé, através da Secretaria de Saúde, informa as principais medidas para acabar com os focos do mosquito Aedes Aegypti.

As equipes do Programa de Combate a Endemias estão fazendo a sua parte com visitas domiciliares, palestras de conscientização e distribuição de repelentes.

Faça também a sua parte. O sucesso desta luta também depende da sua colaboração.

1 – Mantenha bem tampados: caixas, tonéis e barris de água.

2 – Coloque o lixo em sacos plásticos e mantenha a lixeira sempre bem fechada.

3 – Não jogue lixo em terrenos baldios.

4 – Se for guardar garrafas de vidro ou plástico, mantenha-as sempre com a boca para baixo.

5 – Não deixe a água da chuva acumular sobre a laje e calhas entupidas.

6 – Encha os pratinhos ou vasos de planta com areia até a borda.

7 – Se for guardar pneus velhos em casa, retire toda a água e mantenha-os em locais cobertos, protegidos da chuva.

8 – Limpe as calhas com frequência, evitando que galhos e folhas possam impedir a passagem da água.

9 – Lave com frequência, com água e sabão, os recipientes utilizados para guardar água, pelo menos uma vez por semana.

10 – Os vasos de plantas aquáticas devem ser lavados com água e sabão, toda semana. É importante trocar a água desses vasos com freqüência.

11- Piscinas devem ser sempre limpas e cloradas.

12- Sempre que possível evite o cultivo de plantas como bromélias ou outras que acumulem água em suas partes externas.

Combata o mosquito da Dengue, pois ele também transmite a Chikungunya e o Zika vírus.