Secretaria de Assistência Social
Aprendizado e motivação: Itambé comemora o sucesso da II Capacitação dos Trabalhadores do SUAS
07/03/2018

Com o tema: “Operacionalizando os novos desafios para consolidar a política pública de Assistência Social em Itambé”, foi realizada nos dias 05 e 06 de março, a II Capacitação dos Trabalhadores do SUAS. O evento aconteceu na AABB e teve  como objetivo preparar os profissionais da Assistência Social para colocar em prática as ações planejadas para 2018.

Na cerimônia de abertura, autoridades se reuniram para dar as boas vindas aos participantes. Após apresentação musical do grupo Amor e Farra, a solenidade foi iniciada com os Desbravadores e a Entrada das Bandeiras, seguida da apresentação da Quadrilha Junina XMC, coordenada pela professora Cida Lemos.

Entre as autoridades presentes estava, representando o prefeito Eduardo Gama, o vice-prefeito José Moura (Bita) Gusmão; a secretária interina de Assistência Social, Nágila Bittencourt; a secretária de Saúde, Norma Gama; a secretária de Administração, Elza Alves; a secretária de Educação, Alecciene Gusmão; o secretário de Meio Ambiente, Marcos Santos; o representante do CMAS e preaidente do CMDCA, Fábio Laranjeira; além do palestrante, Pastor Edilson Gonçalves, que apresentou o tema motivacional: “Trate o outro como gostaria de ser tratado”.

Uma oração feita por Wesley Carvalho antecedeu os pronunciamentos das autoridades. Durante as considerações, todos foram unânimes ao destacar a necessidade da Capacitação para fortalecer a atuação dos trabalhadores. O vice-prefeito Bita Gusmão ressaltou a importância do aprendizado contínuo e parabenizou a Assistência Social por oportunizar esta troca de experiências.

A secretária interina de Assistência Social, Nágila Bittencourt, aproveitou para destacar a sua satisfação em iniciar um novo desafio junto à Assistência Social de Itambé. “É uma grande oportunidade e espero que esta capacitação nos prepare para fortalecer as políticas públicas e atender com êxito todas as demandas daqueles que precisam da nossa atenção”, afirmou.

Reconhecida pelo exímio e compromissado trabalho realizado, durante mais de um ano, junto à Assistência Social de Itambé, a atual secretária de Saúde Norma Gama destacou que continua empenhado esforços para o fortalecimento da Segurança Social no município, uma vez que a Saúde compõe, juntamente com a Assistência Social e a Previdência Social, o conjunto de políticas públicas que ampara e assiste o  cidadão e a sua família.

“A razão do meu trabalho está justamente em atender e ajudar às pessoas que mais necessitam, assim como ampliar essa proteção social é uma das prioridades da gestão do prefeito Eduardo Gama”, disse a secretária, acrescentando: “Essa capacitação é mais um oportunidade para compreender a trajetória das políticas de proteção social e entender a Assistência Social enquanto política de garantia de direitos assegurados”.

O primeiro dia da capacitação seguiu com a apresentação da palestrante Nádia Campos, que abordou o tema central do evento. Em seguida, foi realizada uma mesa redonda, mediada pelas coordenadoras Carla Oliveira, Gislane Brito, Semírames (Bia) Gusmão e Mariana Agra; encerrando com êxito a primeira parte do evento.

A programação do segundo dia foi aberta com apresentação musical da dupla Adriana Fernandes e Thiago, seguida de uma oração feita por Semírames Gusmão. Dando continuidade às atividades práticas, a psicóloga Mariana Agra fez uma avaliação e apresentou as perspectivas de melhorias e, logo depois, a assistente social Carla Oliveira realizou um estudo de caso.

Uma programação motivacional encerrou os trabalhos da capacitação. Primeiramente, com a oficina “Benefícios da dança”, apresentada pela professora da Academia Atitude Corporal, Carla Suely. E, após um momento pedagógico-social, foi realizada uma homenagem especial pelo Dia Internacional da Mulher, comemorado em 08 de março. Na oportunidade, todas as participantes tiveram um espaço exclusivo e receberam rosas, em reconhecimento a sua força e dedicação.

Para os organizadores, depois de dois dias de trabalhos intensos, os profissionais saíram do encontro muito mais fortalecidos para aplicar, com êxito, todo aprendizado compartilhado, no atendimento às demandas do público acompanhado pela Assistência Social de Itambé.