Secretaria de Educação
CERIMÔNIA EMOCIONANTE MARCA A ENTREGA DOS CERTIFICADOS DO PROGRAMA BRASIL ALFABETIZADO EM CATOLEZINHO
02/10/2018

Investir na Educação é construir pilares sólidos para escrever uma nova História. Com esse compromisso, a Prefeitura de Itambé, através da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Smec), realizou na última sexta-feira (28), a entrega dos Certificados de Conclusão do Programa Brasil Alfabetizado (PBA), no distrito de Catolezinho.

A Cerimônia contou com a presença do prefeito municipal Eduardo Gama, da secretaria de Educação Alecciene Gusmão, da gestora local do PBA Flaveny Gomes, do secretário de Meio Ambiente Marcos Santos, além dos coordenadores, alfabetizadores, alunos alfabetizados, lideranças locais, entre outros representantes da comunidade.

Nesta etapa, que teve os trabalhos desenvolvidos na Escola Fernando Osório, o programa contou com a participação de 210 alfabetizandos, 25 alfabetizadores e 04 coordenadores. Conforme a gestora Flaveny Gomes, todos os envolvidos no processo de alfabetização participaram de capacitações, encontros pedagógicos e tiveram acesso a todo material pedagógico e didático, entre outras ferramentas que o programa garante.

“O Brasil Alfabetizado é uma porta aberta para minimizar o analfabetismo para aqueles que não tiveram oportunidade. É um instrumento para a valorização de sonhos e para a democratização da Educação”, lembrou a gestora.

Durante a cerimônia, a secretária Alecciene Gusmão relatou a sua satisfação em mais uma desafio cumprido e afirmou que a comunidade de Catolezinho reconhece o empenho do prefeito para a efetivação do PBA no distrito, bem como, de todos os alfabetizadores, coordenadores, gestora local e gestora regional no desempenho dessa etapa. “Esses alunos mudaram suas histórias e agora têm pela frente um novo mundo de oportunidades que o conhecimento é capaz de proporcionar”, destacou a secretária.

Na oportunidade, o prefeito Eduardo Gama não escondeu sua emoção e ressaltou a importância da ação, reafirmando o papel da Educação Municipal em transformar vidas na construção do futuro dos cidadãos e de toda sociedade. “As distâncias se encurtam quando o querer e bem maior”, disse o prefeito, completando: “Todos estão de parabéns por essa vitória que, com certeza, vai trazer grandes resultados daqui para frente”.