Justiça
COM O APOIO DAS SECRETARIAS DE ASSISTÊNCIA SOCIAL E SAÚDE, ITAMBÉ INICIA A 11ª SEMANA DE JUSTIÇA PELA PAZ EM CASA
21/08/2018

Em referência aos 12 anos de criação da Lei Maria da Penha, foi iniciada na manhã desta terça-feira (21), em Itambé, a 11ª Semana Nacional de Justiça pela Paz em Casa, uma iniciativa que une esforços dos tribunais de todo país para julgar casos de violência doméstica e familiar contra as mulheres.

A mobilização segue até a próxima quinta-feira (23) no Fórum Domingos Mármore Neto, sob a coordenação da Juíza titular de Itambé Dra. Adiane Jaqueline Neves da Silva, contando com a parceria das Secretarias Municipais de Assistência Social e Saúde, e o apoio do Ministério Público e dos serventuários da justiça local.

Na programação desta manhã, após serem atendidas pelo judiciário, as mulheres, vítimas de violência doméstica, foram encaminhadas para a Sala do Balcão de Justiça e Cidadania, onde receberam a assistência da equipe multidisciplinar do CREAS, composta pela psicóloga Milena Oliveira e a assistente social Janice Borges.

Como uma forma de elevar a autoestima das mulheres atendidas, a iniciativa também ofereceu uma Oficina de Beleza e uma palestra motivacional com a assistente social do CRAS Felipe Achy, Eliene Amaral.

Para fortalecer ainda mais a ação, a Secretaria de Saúde disponibilizou uma equipe de saúde para atualização do cartão de vacinas. Além disso, a Igreja Católica também participou apresentando uma palavra de fé e esperança às mulheres vítimas da violação de direitos.

A Campanha

A Campanha Justiça pela Paz em Casa foi criada em 2015, pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), como um esforço concentrado de julgamento de casos de violência doméstica e familiar contra as mulheres, realizado pelos vinte e sete tribunais de justiça do país.

As semanas marcam, respectivamente, três datas importantes de sensibilização pela igualdade de gênero: o Dia Internacional da Mulher (8 de março); a data de sanção da Lei n. 11.340/2006, Lei Maria da Penha (7 de agosto); e o Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra as Mulheres (25 de novembro).