Gabinete
Durante encontro na UPB, Eduardo Gama e outros prefeitos discutem realidade fiscal dos municípios
22/08/2017

Na manhã desta terça-feira (22), o prefeito municipal Eduardo Gama e gestores de outros municípios baianos estiveram reunidos com a diretoria da União dos Municípios da Bahia (UPB).

O objetivo principal do encontro foi discutir a realidade fiscal dos Municípios e buscar alternativas para ajustar as contas municipais de 2017, frente à queda da arrecadação que ameaça o desempenho das administrações municipais da Bahia.

Entre as propostas apresentadas pelos prefeitos e representantes da UPB esteve a de sensibilizar o Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) em relação ao momento de crise que o país atravessa, cujas dificuldades econômicas vêm refletindo negativamente nos municípios, sobretudo naqueles de pequeno porte.

Para o prefeito de Itambé, a maioria dos municípios tem sofrido a mesma realidade e precisa buscar, em conjunto, alternativas para conseguir equilibrar as contas públicas. “Infelizmente os municípios sofrem, e sabemos que a união neste momento é imprescindível para sensibilizar os órgãos a fim de que possamos ajustar as contas até o final ano”, destacou Eduardo.

Ao se reunir com o presidente do TCM, Conselheiro Francisco Netto, a diretoria da UPB apresentou as demandas dos gestores municipais, pedindo um olhar diferenciado sobre o cálculo do índice de gasto com pessoal contabilizado no julgamento das contas dos municípios.

De acordo com informações da UPB, o presidente Francisco Netto se mostrou sensível à situação e se comprometeu em construir com a UPB uma agenda resolutiva nesse quesito.