Secretaria de Educação
DURANTE VISITA DO SECRETÁRIO ESTADUAL DA EDUCAÇÃO, PREFEITO DE ITAMBÉ SOLICITA IMPLANTAÇÃO DE UM POLO UNIVERSITÁRIO
30/07/2018

No último sábado (28), o município de Itambé recebeu o Secretário da Educação do Estado da Bahia, Walter Pinheiro, e técnicos da Secretaria Estadual. O objetivo da visita foi vistoriar os Colégios Estaduais Polivalente de Itambé e Gilberto Viana para autorização de reformas e outros investimentos nas unidades, como a implantação de novos cursos técnicos.

O prefeito municipal Eduardo Gama, juntamente com a Secretária de Educação Alecciene Gusmão, aproveitou o encontro para entregar ao secretário uma pauta municipal de reivindicações visando o crescimento educacional do Município.

Na lista de pedidos, está a implantação de uma extensão de um Campus Universitário em Itambé, onde possam ser oferecidos cursos de graduação, pós- graduação, mestrado e cursos de qualificação e extensão aos profissionais da Educação e aos moradores. Além disso, o prefeito aproveitou a oportunidade para apresentar ao secretário as dependências do Cine Teatro Itambé, apontando assim mais uma demanda importante para a população local, que é a revitalização do espaço.

“Foi uma grande satisfação receber o secretário. Aproveitamos para apresentar nossos pleitos, e não foram poucos, na área da Educação. Falamos também sobre questões relacionadas ao Ensino Médio com Intermediação Tecnológica (Emitec) nos distritos, entre outras importantes demandas. O secretário demonstrou bastante disponibilidade em buscar atender a nossa pauta. Tenho certeza que, a partir desta visita, vamos colher bons frutos”, informou o prefeito.

No encontro também estavam presentes, além do prefeito e da secretária, os vereadores Ceçula Abreu, Chau Pereira, Aju Pires e Daniel Silva; o Diretor do Núcleo Territorial de Educação (NTE-08), Alécio Chaves; o Diretor do CEGV, Siul Lima; o Diretor do Polivalente, José Souza; o assessor parlamentar, Jeremias Pereira; e outras autoridades locais.

Investimentos nos Colégios Estaduais

Os investimentos autorizados pela Secretaria da Educação do Estado nos Colégios Estaduais Polivalente e Gilberto Viana visam levar melhorias às estruturas física e ao eixo pedagógico das escolas, com o objetivo de atender às demandas existentes no município.

No Colégio Estadual Polivalente de Itambé, foi autorizada a conclusão da reforma dos Módulos de Laboratórios do Programa Brasil Profissionalizado. Além disso, foi autorizada a implantação de cursos técnicos em Enfermagem e Análises Clínicas, nas modalidades Proeja e Prosub, além da implantação de uma quadra poliesportiva coberta.

O secretário Walter Pinheiro destacou que as instalações e os laboratórios servirão para o desenvolvimento dos cursos técnicos ofertados, oportunizando a realização das aulas práticas pelos estudantes. "Também estamos trabalhando na expectativa de experimentar aqui em 2019 a oferta da modalidade Subsequente, para aqueles alunos que já terminaram o Ensino Médio e desejam voltar à escola para estes cursos da educação profissional, além de outros cursos regulares”, destacou o secretário.

No Colégio Estadual Gilberto Viana, foram autorizadas melhorias e reformas como pintura, parte elétrica e hidráulica, infraestrutura de banheiros e depósitos, além da estrutura das janelas. Também foi autorizado o funcionamento da modalidade de ensino técnico, além da contratação de um porteiro. Na oportunidade, foi verificada a quadra aberta do colégio, para que possa ser transformada em uma estrutura coberta e poliesportiva.