Secretaria de Educação
Escola Frei Caneca representou Itambé na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Mostra de Foguetes
21/05/2018

Com o objetivo de promover o interesse dos alunos pela astronomia, astronáutica e outras áreas das ciências, a Escola Municipal Frei Caneca representou o município de Itambé na 21ª edição da Olimpíada Brasileira de Astronomia e da Astronáutica (OBA) e da 12ª Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG).

Para participarem da programação, os estudantes aceitaram o desafio de pesquisar a composição das tecnologias do voo espacial e, após o estudo, uniram teoria com atividades práticas para confecção dos foguetes. As apresentações foram realizadas na última quinta-feira (17) e contou com a mobilização de pais, alunos, professores, funcionários e direção da unidade.

A diretora de unidade, Sandra Lima, explica que a Mostra Brasileira de Foguetes é uma olimpíada inteiramente experimental e consiste em construir e lançar obliquamente os foguetes, a partir de uma base de lançamento, o mais distante possível.

“O evento acontece em escolas de todo o Brasil e é sempre um incentivo à produção científica para os alunos da Escola Frei Caneca, que aprendem brincando. Mais uma vez, a participação das nossas crianças foi um grande sucesso”, destacou a diretora.

Realizado anualmente pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB), em parceria com a Agência Espacial Brasileira (AEB), as competições oferecem certificados para os participantes, além de medalhas para os primeiros colocados. Nesta edição, a Escola Frei Caneca teve quatro medalhistas de ouro, dois de prata e seis de bronze.