Educação
ESCOLAS MUNICIPAIS COLOCAM EM PRÁTICA PROJETO ALUSIVO À SEMANA NACIONAL DO MEIO AMBIENTE
29/05/2019

A Semana Nacional do Meio Ambiente começa em 1º de junho e vai até 05 de junho, quando se celebra o Dia Mundial.

Para comemorar a data e promover a conscientização ambiental nas escolas, a Prefeitura de Itambé, através da Secretaria Municipal de Educação, está colocando em prática, a partir desta quarta-feira (29), um Projeto Ambiental com o tema “Poluição do Ar”.

Conforme a secretária de Educação, Alecciene Gusmão, o objetivo da ação é proporcionar aos alunos ferramentas de educação ambiental que venham a contribuir no processo de ensino-aprendizagem, por meio de atividades interativas que estimulem crianças e adolescentes a serem multiplicadores dos conhecimentos sobre Meio Ambiente em sua comunidade.

De acordo com o coordenador pedagógico responsável pelo projeto, Josemar Mendes, o evento ocorrerá de forma simultânea em todas as unidades de ensino até o dia 07 de junho. A culminância da ação será nos dias 06 e 07, com a realização de dois Seminários.

Durante todo projeto serão realizadas palestras sobre diversos temas como a importância de preservação do meio ambiente, aquecimento global; desmatamento; uso racional da água; reciclagem; fontes de energia; tipos de poluição; animais em extinção; fenômenos naturais, entre outras abordagens.

Paralela às palestras, serão promovidas oficinas de reciclagem e workshops; exibição de filmes; jogos interativos; brincadeiras lúdicas; apresentações teatrais; apresentação de projetos de eco-sustentabilidade; plantio de mudas de árvores em praças e a produção de textos sobre o tema “Poluição”.

Ainda em comemoração à Semana e Dia Mundial do Meio Ambiente, nos dia 13 e 14, vai ser realizado um debate promovido pela Secretaria Municipal de Educação, sobre o decreto que regulamenta a Política de Educação Ambiental nas escolas. Na oportunidade também será debatida a criação da Bacia do Rio Pardo, Plano de Revitalização dos Rios Pardo e Verruga. O evento vai contar com a presença do superintendente Políticas Públicas e Planejamento Ambiental da Secretaria Estadual de Meio Ambiente (SEMA), Claudemir Nonato Santana e representantes de outras cidades.

O projeto abrange a Coordenação de Ciências e Exatas da Secretaria Municipal de Educação, sob a supervisão do coordenador da área, Josemar Mendes e da Secretária de Educação Alecciene Gusmão, em parceria com a ONG Renascer e Reflorestar.

Ascom/PMI