Secretaria de Educação
HOMENAGEANDO MULHERES QUE MARCARAM A HISTÓRIA, ITAMBÉ REALIZOU MAIOR DESFILE CÍVICO DE TODOS OS TEMPOS
10/09/2018

“Itambé, Bahia, Mulheres do Brasil”. Com este tema a Prefeitura de Itambé, através da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Smec), realizou o Desfile Cívico de 7 de Setembro que ficou marcado como um dos mais belos, criativos e encantadores de sua História.

No início da manhã, autoridades e comunidade se reuniram no Paço Municipal para a Cerimônia de Hasteamento das Bandeiras. Um momento de respeito aos Símbolos Nacionais, que foi abrilhantado com a participação da Loja Maçônica, Escola Frei Caneca e Guarda Civil Municipal.

Durante o Desfile, os alunos, com lindos figurinos, deram um show de patriotismo e encheram de alegria as ruas da cidade, apresentando ao grande público personalidades femininas que ajudaram a construir a História de Itambé, da Bahia e do Brasil.

As fanfarras foram um espetáculo a parte. Com evoluções de encher os olhos e total sincronia, as apresentações arrancaram muitos aplausos.

O Desfile foi aberto pelas autoridades, entre as quais, o prefeito Eduardo Gama junto à primeira-dama Norma Gama; vereadores; secretária de Educação Alecciene Gusmão; equipe da Smec e Rotaract Club.

Logo em seguida, um dos momentos que mais emocionou o público foi a apresentação da Fanfarra da Assistência Social, acompanhada de toda equipe.

Em sequência, o primeiro pelotão de escolas, composto pela Maçonaria e Escola Frei Caneca, homenageou com grande categoria nomes como a professora Solange Farjala e Geralda Quirino.

No segundo pelotão, as Escolas ACM, Everlane Gusmão e Tio Té, com muita emoção, apresentaram a História da professora Vanda Bittencourt. Em seguida, um dos momentos que mais animou e encantou a plateia, foi a apresentação do Projeto Educart realizado em parceria com a Cerâmica Confiança.

Acompanhadas da Fanfarra dos Desbravadores e, logo depois, da Fanfarra do Castelo Branco, as Escolas Osvaldino Gusmão, Mozart Andrade e Castelo Branco, homenagearam personalidades como Angélica Achy, Maria Felipa, Eulina Chagas e Maria Bethânia. No quarto pelotão, a Escola Batista Sinai e sua fanfarra, e a Escola Batista Shalon, reverenciaram Ana Nery, professora Iza Ferraz, Maria Quitéria e Dacy Trancoso.

Depois foi a vez da Escola Emília Rezende, representando a zona rural, e a Escola Aparício do Couto Moreira, com a sua fanfarra, darem um show de beleza. Os alunos cuidadosamente caracterizados homenagearam Maria Félix (Nanuca) e Dona Canô.

Mostrando disciplina e organização, a Escola Brites Ventura, acompanhada de sua fanfarra, contou a História de Maria do Acarajé e Maria Bonita. Posteriormente, a Escola Edward Carvalho e sua fanfarra reverenciaram a professora Joana Angélica e Joana D Angelis. E, em seguida, o Educandário Cristo Rei apresentou uma merecida homenagem à Irmã Walquiria e Irmã Dulce.

O desfile avançou com a apresentação da Banda Marcial dos Desbravadores (Bambasa), seguida do Pelotão Mirim. E, encerrando com chave de ouro o desfile das escolas, o Colégio Estadual Polivalente de Itambé reforçou o princípio cívico, apresentando ao grande público o tema “Hino Nacional”, um verdadeiro espetáculo de beleza e patriotismo.

Após o Desfile dos estudantes, as atividades foram encerradas com a belíssima Cavalgada Laço Perfumado.

A programação cívica do Município foi iniciada antes mesmo do 7 de Setembro. Na quarta (5) a Escola Sara Cesário abriu as atividades e, na noite de quinta (06), foi a vez do Colégio Estadual Gilberto Viana com o tema “Um click para futuro”, uma apresentação contemporânea, repleta de luzes e encanto.

“Diante do empenho dos alunos, pais, professores, coordenadores funcionários, gestores escolares e de toda equipe da Smec, numa clara demonstração de organização, o Desfile deste ano ficou marcado na história da Educação. Fruto de um trabalho feito com dedicação e comprometimento”, destacou a secretária, Alecciene.

Conforme o prefeito Eduardo Gama, a programação teve entre seus objetivos alcançados, o fortalecimento do patriotismo e das tradições. “Agradeço a todos, em especial aos alunos, pais, profissionais da Educação e aos moradores que abrilhantaram o evento. Sem dúvida, a participação de cada um foi essencial para o sucesso obtido”, avaliou.

Confira a cobertura fotográfica do Desfile de 7 de Setembro: https://www.facebook.com/prefeituraitambe