Secretaria Municipal de Saúde
ITAMBÉ AMPLIA ENCAMINHAMENTO DE PACIENTES À REDE DE ALTA COMPLEXIDADE
16/10/2018

As ações na área da Saúde têm sido um diferencial na gestão do prefeito Eduardo Gama. E, um dos trabalhos que vêm sendo priorizados, é o encaminhamento de pacientes à Rede de Atendimento de Média e Alta Complexidade, através da pactuação com outros municípios.

Só nas últimas semanas, a Saúde Municipal conseguiu encaminhar a Itabuna nove pacientes para procedimentos, entre eles, avaliação para cirurgia de catarata e exames de densitometria óssea.

Além dessas ações, o Município tem conquistado o acesso a outros serviços como biopsia, cintilografia óssea, ressonância, tomografia, cintilografia miocárdica, cintilografia da tireoide com base de iodo, punção da mama, cirurgias para retirada de nódulos e tumores, entre outros procedimentos.

Conforme a secretária de Saúde Norma Gama, o encaminhamento dos pacientes é determinado pela Programação Pactuada, que consiste em um planejamento onde o SUS define a quantidade de cotas mensais para cada município.

O prefeito afirma que Itambé faz um planejamento cuidadoso para estabelecer os fluxos assistenciais das redes regionalizadas. “É um desafio, pois a procura é grande, mas estamos trabalhando para ampliar esse atendimento. E já temos algumas conquistas, como é o caso das cirurgias de catarata, cuja cota era de sete pacientes e conseguimos aumentar para onze”, informou Eduardo.

Segundo o funcionário que coordena os encaminhamentos, Aju Moreira, nos últimos meses cerca de 60 procedimentos de alta complexidade foram oportunizados, onde os beneficiários receberam o acompanhamento necessário, além do transporte de ida e volta. Tudo oferecido sem custos pelo Município.

“Além dos procedimentos conseguidos de forma gratuita, a Prefeitura tem firmado parcerias com clínicas da região para oferecer vários tipos de exames através de pagamento de taxas, o que também tem facilitado o acesso ao diagnóstico e tratamento a várias pessoas”, informou.