Aniversário da Cidade
ITAMBÉ COMEMOROU 92 ANOS DE EMANCIPAÇÃO COM ENTREGA DE INVESTIMENTOS HISTÓRICOS E UMA AMPLA PROGRAMAÇÃO FESTIVA
13/08/2019

Celebrar mais um ano de História é exaltar as conquistas do Município. No dia 12 de agosto, Itambé completou 92 anos de emancipação política e para comemorar a data, a Prefeitura realizou uma vasta programação, marcada por entrega de obras e realização de ações culturais, esportivas, cívica e religiosa. O momento ficou marcado na memória da população, que tem acompanhado dia a dia os avanços conquistados pela atual gestão.

As atividades foram abertas oficialmente na noite de sábado (10), com o Culto na Igreja do Evangelho Quadrangular, celebrado pelo Pastor Josenei Macedo. Em seguida, a programação continuou no Cineteatro com o início do 1º Festival Regional de Dança. Na mesma noite, a população participou da abertura dos festejos na Praça Osório Ferraz animados pela Banda Real Furacão, Tony Oliver e Lelé Bahia.

No domingo (11), as ações foram iniciadas com a Abertura da 1ª Copa Distrital de Cassilândia. Logo depois, o prefeito Eduardo Gama inaugurou o Novo Sistema de Abastecimento de Água do distrito, uma obra realizada em parceria com o Governo do Estado, através da Cerb, considerada um marco na história do distrito.

Ainda no domingo, a Prefeitura realizou a grande final do Festival de Dança, com a entrega de troféus, medalhas e uma premiação no valor de 5 mil reais. Na mesma noite, uma multidão lotou a Praça Osório Ferraz para acompanhar de perto os shows do cantor Sinho Ferrary e o Rei da Cacimbinha. As atrações fizeram um grande espetáculo e a plateia, por sua vez, correspondeu à altura, com total sintonia e uma energia indescritível.

12 de Agosto

Na segunda-feira (12), ponto alto das festividades, a programação foi aberta com o hasteamento das Bandeiras no Paço Municipal, reunindo autoridades, com a participação da Banda Marcial do Clube de Desbravadores Sândalo. Em seguida, foi celebrada pelo Padre Juracy Marden uma Missa em Ação de Graças na Igreja Matriz. Após a solenidade, o prefeito Eduardo Gama se dirigiu às inaugurações, juntamente com o deputado federal Leur Lomanto Júnior, o assessor do deputado estadual Rosemberg Pinto, e uma ampla comitiva formada por vereadores, secretários, coordenadores e comunidade.

O primeiro investimento a ser entregue foi a nova sede da Secretaria de Educação. O espaço foi reformado, modernizado e, a partir de agora, estará reforçando os trabalhos da gestão municipal da Educação. Em seguida, o prefeito se dirigiu à Quadra Jaildo Mendes (Quadra do Zai), para assinatura da autorização das obras de revitalização do local.

A programação seguiu com a entrega da Casa de Acolhimento para Crianças e adolescentes, visita às obras do calçamento do Bairro Durvalina Andrade e entrega de um veículo zero km à Secretaria de Saúde. As ações foram encerradas com a final do Torneio da Amizade na Quadra do Bel, no Durvalina Andrade.

“No aniversário de Itambé, o nosso compromisso é com o trabalho, é com a população. Por isso realizamos uma ampla programação festiva, mas tivemos o compromisso de entregar obras. Obras históricas que representam o resgate da dignidade de um povo, como o sistema de abastecimento de Catolezinho”, disse o prefeito, acrescentando: “Não existem limites para abraçar e conquistar os sonhos da população. Existem desafios, porém são superados com perseverança e trabalho. Muito obrigado aos moradores que acompanharam às ações, e as secretarias e coordenações pelo esforço de fazer o melhor. Esses 92 anos, sem dúvida, vai ficar marcado na memória da população”.

Ascom/PMI