NOTA TÉCNICA DA VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA MUNICIPAL
05/06/2020

Em relação ao paciente que deu entrada na Santa Casa de     Misericórdia de Itambé com sintomas característicos da Covid-19, informamos que, após receber a notificação do hospital, a Vigilância Epidemiológica do Município seguiu o fluxo de coleta de material para realizar o teste. Na madrugada do dia 04 de junho, o paciente veio à óbito e, ainda assim, o protocolo de coleta foi realizado conforme preconizado.

Informamos que, caso o paciente não viesse à óbito, ele seguiria em isolamento pelo menos até o resultado do teste. No entanto, Como ocorreu o óbito, todas as precauções precisaram ser seguidas, uma vez que a suspeita existe e a possibilidade de ser positivo é real, visto à situação em que se encontra todo o país.

Precisamos aguardar o resultado, na esperança de que seja negativo. Mas, caso seja positivo, temos a tranquilidade de saber que o protocolo do Ministério da Saúde e o papel da Vigilância e da  Secretaria de Saúde foram feitos seguindo às devidas orientações técnicas, a fim de conter a disseminação do vírus e, consequentemente, proteger a população de Itambé.

Itambé-Ba, 04 de junho de 2020.

Vigilância Epidemiológica