Secretaria de Educação
PREFEITURA DE ITAMBÉ FORTALECE DIÁLOGO COM A APLB E INFORMA QUE SALÁRIOS DE MAIO SERÃO PAGOS NESTA SEXTA (19)
19/06/2020

Priorizando o diálogo e a transparência na tomada de decisões, na última quinta-feira (18), representantes da Prefeitura de Itambé se reuniram com membros da APLB/Sindicato e representantes dos servidores da Educação. O objetivo foi discutir as soluções e os desafios atuais, frente à regularização do pagamento da folha dos servidores da Educação.

Estavam presentes no encontro, o prefeito Eduardo Gama, o secretário de Educação Vagner Neves, o Secretário de Finanças Arnaldo Neto, o procurador jurídico do Município João Paulo Trancoso, o Assessor Fabrício Alves, o coordenador geral da APLB Lucas Oliveira, a representante do magistério (pessoal dos 60%) Maruzana Gusmão e a representante dos demais profissionais (pessoal dos 40%) Lindaselva Oliveira, e o advogado da APLB Tadeu Cincurá.

Na oportunidade, foi apresentada a realidade financeira do Município, atualmente impactada em razão da queda brusca de arrecadação diante da crise econômica intensificada pela pandemia. A reunião foi iniciada com a fala do prefeito Eduardo Gama informando sobre as dificuldades do Município em consequência da redução do FPM e do FUNDEB no mês de maio de 2020.

O secretário de Finanças esclareceu que todos os compromissos foram feitos com base no recurso do FUNDEB estimado e que, no ano de 2020, os repasses sofreram uma redução atípica. Ou seja, em maio de 2019, apresentaram o valor de R$ 1.764.385,66 e, no mesmo mês do ano de 2020, o valor foi de R$ 1.445.490,69, tendo, assim, uma queda de R$ 318.894,97.

Ainda na reunião, os representantes da APLB informaram que avaliaram as folhas de pagamento dos meses anteriores, e, na oportunidade, solicitou a revisão de gastos.

Após a Prefeitura expor toda situação e analisar os caminhos para superar os desafios relacionado à queda de receita, o prefeito Eduardo reafirmou a necessidade de seguir reduzindo as despesas e destacou que a atual gestão foi a que mais respeitou os servidores e buscou valorizar as categorias.

Mesmo com todas as dificuldades expostas, o prefeito informou, durante a reunião, que nesta sexta-feira (19), estará efetuando o pagamento dos vencimentos da Educação referentes ao mês de maio. Ele avaliou o encontro como bastante construtivo, destacando que a intenção é continuar fortalecendo o diálogo junto ao Sindicato e, por meio de uma estratégia emergencial, encontrar possibilidades para financiar as despesas atuais, sobretudo relacionadas à folha de pagamento, frente ao cenário adverso que o país atravessa.

Ascom/PMI