Secretaria Municipal de Saúde
PREFEITURA DE ITAMBÉ GARANTE DISTRIBUIÇÃO GRATUITA E CONTÍNUA DE MEDICAMENTOS À POPULAÇÃO
31/10/2018

O Programa de Assistência Farmacêutica, uma das prioridades da gestão do prefeito Eduardo Gama, executado através da Secretaria de Saúde, fornece regularmente medicamentos gratuitos para quem precisa.

Conforme a secretária de Saúde Norma Gama, a distribuição é efetuada e controlada por meio da Farmácia Básica, instalada na Policlínica Coriolano José Fagundes, beneficiando com qualidade e compromisso os pacientes atendidos pelo SUS.

De acordo com a farmacêutica do município, Kândida Santana, o Programa inclui ações voltadas à proteção e recuperação da saúde tanto individual, quanto coletiva. “Os medicamentos atendem a diversas patologias como hipertensão e diabetes; temos também antibióticos, analgésicos, anti-inflamatórios, medicamentos controlados referentes à Portaria 344, entre outros padronizados pelo Ministério da Saúde”.

A farmacêutica explica ainda que, além dos itens básicos, o Município disponibiliza os especializados, antes conhecido como de alto custo. “São medicamentos que tratam doenças como lúpus, esquizofrenia, mal de Alzheimer, pacientes transplantados, entre outras situações. O componente básico é financiado pelo Governo Federal, Estadual e Municipal. Já o especializado é financiado pelo Governo Federal e Estadual”, explicou.

Para organizar a distribuição, a Prefeitura possui a Central de Abastecimento Farmacêutico (CAF), onde os medicamentos são ordenados por lote e validade, seguindo às determinações do Ministério da Saúde. A partir da CAF, os medicamentos são distribuídos para a Farmácia Básica e Unidades de Saúde.

Além de manter o controle no estoque e na distribuição, o Município oferece a Sala do Farmacêutico, um espaço especializado de atendimento direto aos pacientes, onde são sanadas todas as dúvidas em relação à receita médica e à administração dos medicamentos.

Para o prefeito Eduardo Gama, estas ações e estratégias inovadoras do Programa de Assistência Farmacêutica têm por objetivo potencializar a distribuição de medicamentos realizada pela Prefeitura e, por consequência, ampliar, cada vez mais, o acesso da população.