Manual de navegação logo

Manual de navegação

Acessibilidade logo

Acessibilidade

Fale conoscobat-papo

Fale conosco

  • *Campos obrigatórios
  • Ao iniciar um contato, você concorda com a Política de privacidade

  • ...Ou se preferir

  • Ligue para nós

    (77) 3432-1112

  • E-mail

    prefeitura@itambe.ba.gov.br

  • Ou seja atendido presencialmente

    Segunda a sexta-feira, das 08h às 12h e das 14h às 18h.

    Praça Osório Ferraz, Nº 01 - Centro

  • Outros meios de contato

Em conformidade com:

Secretaria de Assistência Social
RODA DE DIÁLOGO REUNIU PODER PÚBLICO E SOCIEDADE REFORÇANDO O COMPROMISSO DE ITAMBÉ NO COMBATE AO TRABALHO INFANTIL
26/07/2019

O Município de Itambé assumiu o compromisso no combate ao trabalho infantil e realizou na última quinta-feira (25) uma Roda de Diálogo com a participação marcante do poder público e da sociedade civil.

 

Realizado pela Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Assistência Social e do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), o encontro teve como objetivo informar, discutir e definir estratégias para formar uma rede de proteção aos direitos infantojuvenis.

 

A ação contou com a presença de autoridades municipais como prefeito Eduardo Gama e a participação especial da procuradora do Ministério Público do Trabalho de Vitória da Conquista, Dra. Verena Sanches. O evento teve como tema “Não proteger a infância é condenar o futuro”. Uma oportunidade que mobilizou a opinião pública e reforçou a luta contra a violação de direitos.

 

A abertura foi abrilhantada pela apresentação cultural das crianças do CRAS Felipe Achy. Durante os pronunciamentos, os participantes foram pontuais ao destacar a importância de enfrentar o problema com a união de toda sociedade, sobretudo, priorizando políticas públicas educacionais.

 

A palestra apresentada pela procuradora apontou dados técnicos sobre o trabalho infantil no Brasil, destacando os fundamentos para a proteção trabalhista e os prejuízos que a violação de direitos acarreta no desenvolvimento das crianças e adolescentes.

 

Na oportunidade, a representante do Ministério Público do Trabalho parabenizou o município pela iniciativa, ressaltando que Itambé foi único da área de abrangência a convidar o órgão federal para explanar o tema.

 

Em sua fala o prefeito Eduardo Gama discorreu sobre as questões sociais e a junção de esforços para buscar o enfrentamento dos fatores estruturantes que geram desproteção social e levam meninos e meninas à situação de trabalho infantil.

 

“Nossos equipamentos sociais e educacionais estão se esforçando e atuando para garantir a proteção e os direitos de nossas criança e adolescentes. Não é uma tarefa fácil, no entanto seguimos com a nossa missão de educar, conscientizar e diagnosticar para construção de políticas públicas", destacou o prefeito.

 

E já, como resultado do encontro, o prefeito Eduardo Gama deu início a uma articulação junto a alguns órgãos, como o IEL e o SENAI, para oferecer subsídios educativos e de formação para crianças e adolescentes, a fim de que o trabalho infantil seja erradicado de forma efetiva no município.

 

Além do prefeito e da procuradora federal, a roda de conversa contou com a presença de outras autoridades como a secretária de Assistência Social Letícia Chiachio; a secretária de Saúde Norma Gama; de Administração, Elza Alves; de Meio Ambiente Marcos Santos; a coordenadora da Proteção Social Especial Jislane Brito; a coordenadora do Creas Eleni Andrade; da subsecretária de Assistência Social Nágila Mattos; o vereador e representante da Polícia Civil Paulo Rucas; o comandante da GCM, Gilberto Leite; a técnica de referência do PETI Gisele Neves; o pastor da Igreja Adventista, Israel Ribeiro; além de representantes do Ministério Público, CMDCA e equipe da Secretaria de Assistência Social e dos equipamentos sociais.

 

 

 

Ascom/PMI

 



Autor: