Saúde
Secretaria de Saúde capacita profissionais das unidades básicas para detecção da tuberculose
15/06/2021

Na última segunda-feira (14), a Secretaria Municipal de Saúde, através da Vigilância Epidemiológica, realizou um treinamento com o objetivo de qualificar profissionais das unidades de saúde para realização do exame de triagem padrão que ajuda a diagnosticar a tuberculose (PPD).

A ação busca ampliar a oferta de exames na rede pública de Itambé e reforçar o atendimento à população. De acordo com a diretora da Vigilância Epidemiológica, Ercélia Batista, a prova tuberculina é um exame simples, gratuito e pode ser realizado em qualquer unidade de saúde.

A tuberculose

A tuberculose é uma doença infecciosa e contagiosa, transmitida através de um bacilo, que afeta prioritariamente os pulmões. Ela tem cura, mas o tratamento exige bastante dedicação. São cerca de seis meses de medicação forte.

Nem sempre a internação é necessária, mas pelo menos nos primeiros 60 dias é preciso ficar em isolamento para evitar o contágio. O diagnóstico rápido é fundamental para o sucesso do tratamento.