Assistência Social
Audiência Pública em Itambé amplia discussões sobre o combate ao abuso e a exploração sexual contra crianças e adolescentes
23/05/2023

Reforçando as ações do 18 de Maio, a Prefeitura de Itambé, através da Secretaria Municipal de Assistência Social, realizou, nesta terça-feira (23), uma Audiência Pública para ampliar as ações de combate ao abuso e à exploração sexual contra crianças e adolescentes. A programação aconteceu na Câmara Municipal de Vereadores e reuniu representantes do poder público e da sociedade civil.

Entre os participantes estava a juíza de direito, Dra. Isadora Balestra; o presidente do Legislativo, Paulo Rucas; a subsecretária de Assistência Social, Marcela Oliveira; o secretário de Saúde, Valdeci Porto; o secretário de Administração, Edmilson Nery; a Assessora Jurídica do Município, Dra. Juliana Barros; o assessor jurídico, Dr. João Paulo Trancoso; o Padre Wesdras; e o coordenador da Proteção Social Especial, Francisco Lopes Júnior.

O encontro também contou a participação efetiva de representantes do Conselho Tutelar, Guarda Civil Municipal, Polícia Militar, Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), equipe técnica da Secretaria de Assistência Social, profissionais de Saúde, de Educação e dos equipamentos sociais.

Durante a reunião, as autoridades destacaram a importância de aprofundar o tema junto à sociedade e apresentaram propostas com o objetivo de fortalecer o atendimento da Rede de Proteção para combater de forma eficaz à violação de direitos. Os convidados também falaram sobre a atuação dos órgãos nos casos de abuso e exploração, salientando a importância do apoio da sociedade e da família através das denúncias.

A audiência pública fez parte da programação alusiva à Campanha 18 de Maio, desenvolvida pela Proteção Social Especial (PSE) que, desde a última semana, vem realizando várias ações, como entrevista de rádio, caminhadas e panfletagem pelas ruas da sede e dos distritos.