Manual de navegação logo

Manual de navegação

Acessibilidade logo

Acessibilidade

Fale conoscobat-papo

Fale conosco

  • *Campos obrigatórios
  • Ao iniciar um contato, você concorda com a Política de privacidade

  • ...Ou se preferir

  • Ligue para nós

    (77) 3432-1112

  • E-mail

    prefeitura@itambe.ba.gov.br

  • Ou seja atendido presencialmente

    Segunda a sexta-feira, das 08h às 12h e das 14h às 18h.

    Praça Osório Ferraz, Nº 01 - Centro

  • Outros meios de contato

Em conformidade com:

Educação e Assistência Social
Caminhada alusiva ao 18 de Maio reforça o combate à violência contra crianças e adolescentes em Itambé
18/05/2023

Na manhã desta quinta-feira, 18 de Maio, a Prefeitura de Itambé, através da Secretaria Municipal de Educação e da Secretaria Municipal de Assistência Social, promoveu em Itambé uma grande caminhada alusiva ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes.

 

 

O objetivo da mobilização foi alertar à sociedade sobre a importância da denúncia no combate à violência e violação de direitos. Iniciada na Praça São José, a caminhada percorreu as principais ruas da cidade e fez parte de uma ampla programação que será desenvolvida até o dia 23 de maio na sede e nos distritos, sob a organização da Proteção Social Especial (PSE).

 

 

A adesão de toda equipe da Assistência Social e da Educação, de representantes de diversas instituições e dos alunos da Rede Municipal de Ensino foram fundamentais para o sucesso da ação. O momento também contou com o apoio das demais Secretarias Municipais.

 

A programação alusiva ao 18 de Maio dará continuidade na tarde de hoje, em Catolezinho, com uma caminhada, a partir das 15 horas. Nesta sexta (19), também será realizada uma audiência pública no distrito.

 

Na segunda-feira (22), a programação segue com uma caminhada em São José do Colônia e, no dia 23, será promovida uma audiência pública na Câmara Municipal de Vereadores, às 9h, com a presença de representantes do poder público, da sociedade civil e de diversos órgãos de proteção aos direitos das crianças e dos adolescentes.

 

A programação também conta com o apoio do Conselho Tutelar, CMDCA, CREAS, Guarda Municipal, Polícia Civil, Polícia Militar, Vara da Infância, Ministério Público, entre outras instituições .

 

 

18 de Maio

 

O Dia Nacional de Enfrentamento ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes foi instituído em 1988, incentivado por um crime ocorrido no dia 18 de maio de 1973, quando Araceli, uma menina de oito anos, foi sequestrada, violentada e morta.

 

A data ficou instituída a partir da aprovação da Lei Federal nº. 9.970/2000, que busca manter viva a memória nacional, reafirmando a responsabilidade da sociedade brasileira em garantir os direitos de todas as crianças e adolescentes.



Autor: ASCOM/PMI